Objetivo do blog.

Esse blog tem como finalidade apresentar alguns trabalhos e visitas realizadas no curso de Pedagogia,na disciplina da "Práticas recreativas e lúdicas". É um espaço para debater com colegas da Faculdade,professores dessa Instituição de Ensino e também outros Graduandos(as) de diferentes Faculdades e Universidades,sobre como o Lúdico está sendo trabalhado nas escolas.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Classificação de jogos

Classificação Piagetiana

Jogos de exercícios: 0-1 ano(sensório-motor)a criança brinca sozinha, sem a utilização da noção de regras.

Jogos simbólicos: 2-7 anos(pré-operatório)as crianças adquirem a noção da existência de regras e começam a jogar com outras crianças, jogos de faz-de-conta.

Jogos de regras:ápice aos 7 anos(inicio do operatório-concreto)as crianças aprendem as regras dos jogos e jogam em grupo.Esta é a fase dos jogos de regras como futebol,damas, etc.

Jogos de exercícios: atividades motoras simples
- Finalidade é o prazer;
- Consistem em repetição de gestos e movimentos simples;
- Exemplos na fase sensório-motora:agitar os braços,sacudir objetos emitir sons,caminhar, pular, correr, etc.

Jogos simbólicos:sua principal função é assimilar a realidade.
- A criança tende a reproduzir nesses jogos as relações predominantes no seu ambiente;
- Auto-expressão(desenhos,teatro,música,etc.);
- Jogo de faz-de-conta,possibilita a criança a realização de sonhos e fantasias,revela conflitos, medos e angústias,aliviando tensões e frustrações.

Jogos de regras
- Começa a se manisfestar por volta dos cinco anos, desenvolve-se principalmente na fase dos 7- 12 anos.
- Continua durante toda a vida do indíviduo(esportes,trabalhos,jogos de xadrez,baralho,RPG,etc.)
- Caracterizada pela existência de um conjunto de leis imposta pelo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário