Para Maluf(2003) as crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.Mesmo depois que elas ganham confiança em brincar com outras crianças ela ainda gostará, às vezes, de voltar a brincar sozinha ou apenas na presença de amigos, sem colaboração de alguma parte. Podemos indentificar diferentes tipos de brincadeiras sob o ponto de vista da participação social, cada um deles implicando num maior envolvimento entre as crianças e uma maior capacidade de se relacionar e se comunicar com os outros.
Brincadeiras solitárias
No início do brincar a presença de outra criança não oferece nenhum interesse. Absorvido nas próprias atividades, separada de outras crianças, brinca com coisas diferente. Frequentemente silenciosamente, às vezes fala consigo mesma.
Brincadeiras em paralelo - brincar na presença do outo
Antes de mostrar interesse nas brincadeiras de outras crianças,a criança que está brincando sozinha vai querer passar boa parte do tempo brincando ao lado de seus novos amigos, sem fazer esforço para estabelecer contato. Contentar-se-á em brincar ao lado de outras crianças , "em paralelo", e se observará na sua própria atividade. No máximo defenderá seus brinquedos. A fala não é geralmente dirigida a ninguém em particular. Até é possível que as crianças brinquem em silêncio.
Observar brincadeiras
Uma modificação muito grande acontece quando a criança passa a mostra interesse nas atividades de outras crianças. No início , tal interesse parecerá bastante passivo, e um bom espaço de tempo será gasto, simplesmente, na observação das brincadeiras. Pode-se notar, porám que esse comportamento será bem diferente de uma olhada sem compromisso, pois a criança estará obviamente envolvida, muito absorvida em sua observação. Não há conversas entre eles.
Juntar-se à brincadeira - brincar com os outros do próprio grupo
Os primeiros movimentos em direção a juntar-se às brincadeiras de um grupo podem tante ser tranquilas quanto tempestuosos, isto depende do grupo em questão e da criança que pretende juntar-se . Seja como for, os relacinamentos no interior do grupo tendem a se formar rapidamente, talvez cessar com a mesma rapidez e , frequentemenete se refazer minutos depois.
Brincadeiras cooperativas
Brincadeiras cooperativas podem constituir, simplesmente, a atividade conjunta de montar objetos com peças de encaixe ou fazer castelos de areis. A criança toma parte em atividades compartilhadas fazendo as mesmas coisas, divide brinquedos, espera a sua vez, trabalha com os outros.A conversa é principalmente da própria atividade.
Cooperação complexa
Neste tipo de brincadeira as crianças assumem papéis, esperam a vez, e toda a atividade depende mais do desempenho conjunto do grupo.
Blog: para aprender e ensinar
Há 9 anos
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